Os Tutsis Atualmente

Idioma dos tutsis:A língua que este povo fala, à semelhança dos Hutu, é o descendente do idioma falado pelos habitantes, Bantús (Hutu), antes da invasão Cushita (tutsi). Estes assumiram o idioma das terras conquistadas e perderam o seu próprio dialecto.

Sociedade:Vinte anos depois do genocídio, Ruanda exibe estatísticas surpreendentes: redução da pobreza de 59% em 2001 para 44,9% em 2011, um crescimento econômico de 8% ao ano, PIB per capita de US$ 1,5 mil (contra US$ 575 em 1995), 95% de taxa de matrícula no ensino primário e taxa de alfabetização de 71%. Segundo o relatório 'Fazendo Negócio' do Banco Mundial de 2013, o país aparece em 52º dos 185 países mais fáceis para fazer negócio e em 8º no ranking de melhores nações para se começar um negócio.
Todos esses ótimos indicadores foram conquistados com pouca liberdade de expressão e repressão política do atual governo. Outra crítica é a falta de julgamento de crimes cometidos pela guerrilha tutsi que terminou com o genocídio. Organizações internacionais também apontam o envolvimento da atual administração no conflito da vizinha República Democrática do Congo.
Apesar de viver sob um governo quase autocrático, os ruandeses devem ver, em pouco tempo, seu país ficar independente da ajuda internacional - responsável por 86% do orçamento do país em 2001, hoje o envio estrangeiro chega a 40%. O dinheiro das doações foi a base para a reconstrução do país. Um mundo envergonhado pela omissão e falta de atitude deu boas gorjetas à nação devastada. Assim que o genocídio acabou e que as cifras de mortos foram estampadas, as potências tentaram compensar seu silêncio com uma boa verba para reconstrução. Mas a verdade é que a inação da comunidade internacional fez com que Ruanda ficasse marcada como um vergonhoso exemplo de indiferença e abandono das potências mundiais.
 
                                                         (Juliano Oliveira dos Santos)

REFERÊNCIAS:
Textos disponíveis em:  <https://sites.google.com/site/ritasoares14/tutsis-caracter%C3%ADsticas> Acesso em 25 de maio de 2014;
<http://www.epochtimes.com.br/licoes-deixadas-genocidio-ruanda/#.U4HfuXJdWSp> Acesso em 25 de maio de 2014.