Religião

Os Tutsis que são o segundo maior grupo étnico de Ruanda, atras somente dos Hutus seguem as religioes católica, protestante e o islamismo sunita e muitas crenças étnicas também, sendo que 96,9% seguem a religião catolica. Mas a fé em um HOMEM SANTO provou-se completamente fatal.
Quando o genocídio começou em 1994, os habitantes da etnia Tutsi que moravam na vila Mugonero e seus arredores fugiram para o falso abrigo numa Igreja Adventista que existia nos arredores no complexo de IASD.
O Pastor Ntakirutimana atraiu milhares de Tutsis para este complexo que ele dizia ser seguro, mas provou-se compltamente mortal.
No dia 16 de abril de 1994, testemunhas dizem que o pastor veio ao complexo com uma carreata de soldados Hutus e a milicia, onde as tropas cercaram o campo e começar a lançar granadas. Era um sábado, dia santo para os Adventistas!
A matança continuou por mais de 11 horas, soldados Hutus lutavam com armas de fogo, machetes e paus, alguns Tutsis tentavam se defender com pedras. Poucos foram os sobreviventes, que se refugiaram nas montanhas, onde foram caçados pelo Pastor e seu filhos que era médico.
Poucos foram os sobreviventes deste genocídio.


                                                     ( Ana Paula Dall Agnol )